Uma estudante de 19 anos entrou com um processo contra o distrito escolar de Hartford, nos Estados Unidos, alegando que concluiu o ensino médio sem saber ler ou escrever de maneira funcional.
Aleysha Ortiz se formou na Hartford Public High School em junho de 2024 e, apesar de ter recebido uma bolsa de estudos para a Universidade de Connecticut, afirma que não adquiriu habilidades básicas de alfabetização durante sua trajetória escolar.
Durante uma audiência pública realizada em maio, a jovem compartilhou seu relato e criticou a falta de acompanhamento ao longo dos anos. “Eles tiveram 12 anos para me ensinar”, declarou Ortiz, que nasceu em Porto Rico. “Agora é a minha vez de falar.”
©Foto: X
Mesmo sem habilidades de leitura equivalentes ao seu nível escolar, Ortiz foi aprovada sucessivamente até concluir o ensino médio com honras. De acordo com o processo, quando estava na sexta série, sua capacidade de leitura ainda era semelhante à de uma criança em fase pré-escolar.
O caso reacendeu debates sobre a qualidade da educação oferecida pelo distrito de Hartford e a responsabilidade das escolas na formação dos alunos. A ação levanta questões sobre falhas no acompanhamento pedagógico e o impacto da aprovação automática em estudantes que precisam de suporte especializado.
Comentários
Postar um comentário